Atualizada em 20/9/2023 –
Passear pela vila da Praia do Forte num fim de tarde, depois de ver o pôr do sol, é um dos bons momentos que o lugar oferece. E essa experiência agora está ainda mais gostosa com a requalificação da Alameda do Sol, a principal da Vila.
A reforma trouxe novos calçamentos em granito, quiosques, mobiliários em madeira, palco para eventos, além de uma iluminação e paisagismo especial. Dá para caminhar sem preocupação, parando para observar as lojas de grifes conhecidas ou de produtos locais.
A variedade é grande – souvenires, artesanatos, decoração, perfumaria, sabonetes, moda praia, roupas, calçados e muito mais – e cada espaço é uma tentação para quem gosta de comprar em ambientes descolados e de bom gosto.
Para incentivar o bate papo, nada melhor que parar para um café, sorvete ou uma gostosa tapioca na nova Casa da Farinha. Uma outra novidade é a Colônia dos Pescadores, com peixes e frutos do mar frescos e dois restaurantes para degustação.
Arte na rua
O charmoso calçadão da Vila também abriga arte. O artista plástico Bel Borba, conhecido por suas obras nas ruas de Salvador, integradas à cidade, assina os enormes quadros de pedra incrustados no piso – seis ao todo.
Antes, ele já havia criado para o lugar imagens em azulejo inspiradas em alguns elementos presentes na Casa da Torre de Garcia D’Ávila, como a Gameleira, a imagem de Santo Antônio, o brasão da família e o próprio castelo.
Vale conferir essa entrevista de Bel com a jornalista Luzia Santhana, que está de volta com o programa Nomes Litoral focado em lugares e entrevistas com personalidades da região. De quebra, você vai conhecer a história de Dona Virgínia e sua filha, da griffe Vivire e a Nati, do delicioso restaurante Casa da Nati. Duas dicas imperdíveis para quando estiver em Praia do Forte!
Nomes Litoral
Programa Nomes com Luzia Santhana