Passeio em Praia do Forte

Dicas em Praia do Forte
Um banho de cachoeira é tudo de bom!
Crédito: Ilustrativa
Um banho de cachoeira é tudo de bom!

Em Praia do Forte, alguns passeios são bem conhecidos de quem conhece o povoado – piscinas naturaiscastelo Garcia D´Avilalagoa Timeantube e Aruá são alguns deles. Mas a região esconde outras boas surpresas em roteiros turísticos. Confere aí!

 

Cachoeira Dona Zilda

Um banho de água doce, corrente, limpa, em meio à natureza, é sempre bem-vindo. Por isso, vale conhecer a Cachoeira Dona Zilda, a apenas 10 km de Praia do Forte.  A queda d´agua entre as pedras é pequena, mas forma um poço gostoso para um mergulho, principalmente para as crianças.

Para chegar, o acesso é pela BA099. Na altura da entrada de Imbassaí, tem um posto. Basta descer uma pequena ladeira à direita e seguir reto, rumo ao povoado de Barro Branco. A estrada é parte de paralelepípedo, parte de terra, mas em boas condições.

A cachoeira fica em uma propriedade privada – o ingresso é bem baratinho –  e tem estacionamento. O acesso ao local é feito a pé (com uma caminhada rápida). É um local revigorante para passar algumas horas, apreciando a vegetação de coqueiros, cajueiros, árvores nativas da restinga e áreas de pastagem.

 

Diversão em meio ao verde de Sapiranga
Crédito: Portomar
Diversão em meio ao verde de Sapiranga
Reserva Sapiranga

Além das belas praias, o verde também predomina na região de Praia do Forte. Pertinho, dá para fazer um roteiro de aventura e conhecer a Reserva Sapiranga, um pedaço protegido da Mata Atlântica no Litoral Norte da Bahia.

A Sapiranga, com seus 500 hectares, é um refúgio para espécies ameaçadas de extinção e lar de diversas espécies vegetais. Seu nome é por causa do Rio Sapiranga, que passa por lá e significa Olho Vermelho, cor das suas águas com alta concentração de ferro. A Reserva abriga ainda os rios Pojuca, caudaloso, de águas calmas e o Rio Terebu.

A melhor forma de fazer esta visita é contratando uma agência. Assim, com guias que conhecem bem o local, seu passeio será pelas melhores trilhas e você pode optar por ir de quadriciclo, com uma rápida aulinha prévia de direção, ou  buggy. Ah! O roteiro contratado inclui uma parada no Rio Pojuca para um delicioso banho. Quem quiser mais adrenalina, pode acrescentar no pacote um passeio de Canoa Canadense pelo rio.

 

Agência Operadora:

Portomar Passeios Turísticos – contato (71) 3676 0101 ou (71) 9926 6111 www.portomar.com.br

Compartilhe esta publicação: